Rede dos Conselhos de Medicina
Câmara Técnica de Bioética do CFM começa a discutir programação do III Encontro Luso-brasileiro Imprimir E-mail
Qua, 18 de Dezembro de 2019 11:08

Os membros da Câmara Técnica iniciaram a elaboração da programação do III Encontro Luso-brasileiroA capital paraibana sediará, nos dias 4 e 5 de março do próximo ano, o III Encontro Luso-brasileiro de Bioética do Conselho Federal de Medicina (CFM). O evento será promovido em parceria com a Universidade do Porto e reunirá renomados bioeticistas do Brasil e de Portugal, que abordarão temas como desafios da medicina da reprodução humana; terminalidade da vida; além da medicina na era digital e segredo médico, entre outros. O congresso terá como tema principal os novos desafios à ética médica e à Bioética.

A programação preliminar do congresso começou a ser discutida pela Câmara Técnica de Bioética do CFM, nesta terça-feira (17). O evento em João Pessoa será aberto pelo presidente do CFM, Mauro Ribeiro, e após a solenidade será apresentada a conferência Da Medicina Personalidade à Medicina de Precisão. A palestra será proferida pelo professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Rui Nunes, coordenador geral do Programa Doutoral em Bioética.

Também no primeiro dia, uma mesa redonda terá como tema Autonomia: novos desafios. Serão discutidos assuntos como vulnerabilidade social e a autonomia de vulneráveis imigrantes, além da inserção de pessoas com necessidades especiais na sociedade. As conferências serão seguidas de debates entre os participantes.

Terminalidade e era digital – O segundo e último dia do encontro terá mesas redondas que discutirão cuidados intensivos, extubação paliativa, ética e inteligência digital, além do segredo médico e o registro eletrônico. As discussões serão encerradas com uma conferência sobre Medicina Baseada em Evidências e em seguida será lida a Carta de João Pessoa, documento que trará as conclusões do congresso.

A programação completa do III Encontro Luso-brasileiro de Bioética do CFM, com a confirmação dos palestrantes especialistas no assunto, será definida na próxima reunião da Câmara Técnica de Bioética do Conselho. O encontro está previsto para janeiro.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner